Blog

Tudo o queres saber sobre o OrganiCup, mas ainda não perguntaste:

Tudo o queres saber sobre o OrganiCup, mas ainda não perguntaste:

O copo menstrual ainda é um assunto pouco discutido entre as mulheres portuguesas, ao contrário do que já acontece em muitas países da Europa onde esta solução já é extremamente popular e em alguns casos, o método de higiene íntima preferido... Decidi recolher algumas das perguntas mais frequentes e desmistificar os períodos e os copos menstruais.

Mas vamos deixar-nos de rodeios e passar diretamente ao que interessa!

As perguntas que todas fazemos antes de conhecer ou experimentar o OrganiCup:

 

Usar o copo menstrual não dói? Não cria desconforto?

Não.. Não mesmo!
Não sentimos que o estamos a usar e a regra é a mesma dos tampões: se o sentires ou doer é porque está mal colocado, temos de retirar e voltar a colocar.

E de facto recolhe todo o fluxo? Não verte?

Sim e sem fugas. O OrganiCup tem a forma ideal para se adaptar ao canal vaginal e por ficar em vácuo recolhe todo o fluxo sem acidentes (se acontecer fuga de fluxo é porque está mal colocado ou na posição errada).

O copo menstrual não é demasiado grande? É difícil de colocar?

O OrganiCup tem 2 tamanhos desenhados para se ajustarem à anatomia feminina de forma confortável, e é colocado apertado em forma de “C” ou em “V” – na verdade quando está apertado tem o tamanho idêntico de um tampão de tamanho regular. Não é difícil de colocar, mas precisa de algumas tentativas até “percebermos” a melhor forma de o colocar e posição certa. Eu acho que ajuda muito se molharmos o copo com água antes de colocar, sobretudo no início.

Como sei qual o tamanho certo para mim?

O OrganiCup tem 2 formatos de copos testados anatomicamente e aprovados pela grande maioria de mulheres:
Tam A- Jovens e mulheres que nunca fizeram parto vaginal
Tam B – Mulheres que fizeram parto vaginal

Como sei que está bem colocado?

Se não o sentires, está muito provavelmente bem colocado... Devemos treinar algumas vezes (como a primeira vez que se usa um tampão), mas se o colocarmos de acordo com as instruções do guia ou dos vários vídeos que existem na web e não o sentirmos, provavelmente está bem colocado. Devemos sempre verificar com um dedo se o copo abriu e puxar delicadamente para verificar se existe pressão (vácuo).

O copo não cai ou sai do lugar?

Não. O OrganiCup é muito maleável e fica fixo e perfeitamente "encaixado" sem sair do sítio pela ligeira pressão de vácuo.

Posso usar o copo menstrual com pouco fluxo?

Sim... aliás, é bastante mais confortável de colocar que um tampão que é mais difícil de colocar sem humidade.

Quanto tempo o copo menstrual aguenta sem fugas?

O OrganiCup está preparado para recolher fluxo até 12h (na grande maioria das mulheres é suficiente), mas depende sempre da quantidade de fluxo de cada mulher.

O uso de copo menstrual provoca infecção urinária ou candidíase?

Não.. muito pelo contrário. O OrganiCup é feito de silicone médico 100% seguro e certificado, naturalmente antibacteriano. Para além disso, não entra em contacto com a urina ou com o exterior e como o fluxo recolhido não está e contacto com oxigénio o risco de desenvolver bactérias é muito baixo. Devemos lavá-lo sempre que possível, retirar o excesso de água e esterilizá-lo com água a ferver antes de cada ciclo.

Quem tem alergia ou intolerância ao latex pode usar o copo menstrual?

Sim, pode usar o OrganiCup porque é 100% silicone médico de alta qualidade, certificado e antialérgico.

E quem tem alergia a algumas marcas de tampões e pensos?

Muitas mulheres desenvolvem alergias e intolerâncias aos pensos e tampões devido aos ingredientes químicos e resíduos industriais tóxicos presentes na sua composição, além disso absorverem a humidade natural e necessária ao eqil
ibrio da zona intíma. Por isso o OrganiCup é uma alternativa menstrual saudável e confortável.
 

O copo menstrual pode ser usado por adolescentes ou jovens mulheres?

O OrganiCup é utilizado por milhares de adolescentes na Dinamarca e Reino Unido que o preferem a outro método porque podem usá-lo na escola durante 12h, assim apenas têm de o vazar tranquilamente quando chegam a casa. Podem existir algumas dificuldades nas primeiras tentativas para colocar o OrganiCup, sobretudo para quem nunca usou tampões ou para quem não iniciou ainda a sua vida sexual, mas com calma e confiança são facilmente ultrapassáveis.

O copo menstrual pode ficar preso?

Não. O OrganiCup tem uma pequena haste para puxar e retirar - como fica em vácuo podemos ficar com a impressão que está “colado” ou que não quer sair, mas com calma e relaxando os músculos devemos apertar ligeiramente o fundo do copo de forma a libertar um pouco de ar e expulsa-lo com a ajuda dos músculos pélvicos.

A haste do copo fica de fora? E não provoca desconforto?

A pequena haste deve ficar dentro da vagina, se ficar no exterior vai causar pressão e desconforto. Existem mulheres que cortam um pouco da haste para ficarem mais confortáveis, mas depende da anatomia de cada uma.

Usar o copo menstrual não causa mau odor?

É precisamente o contrário! Uma das principais vantagens do OrganiCup é que não causa o odor super desconfortável típico da menstruação (como os pensos que “ensopam”, transpiram e não deixam a vagina respirar), como fica vedado em vácuo não existe oxigénio em contacto com o fluxo, por isso livre de odores!!

E como faço se estiver fora de casa?

Fora de casa retiramos o OrganiCup, vazamos o fluxo na sanita e utilizamos papel higiénico para limpar o copo e voltamos a colocar (mais tarde em casa ou com acesso a água fazemos a higiene completa). Também podemos usar os toalhetes de limpeza SOS do OrganiCup.

O copo menstrual ainda é um pouco caro...

O preço do OrganiCup é 24€, mas tem um tempo de vida de 10 anos. Isto quer dizer que em 10 anos não terás de comprar pensos e tampões, fazendo contas está facilmente pago em 4/6 meses.

Posso dormir com o copo menstrual?

Sim, claro! E sem acidentes ou “fios” pendurados.

Posso fazer desporto? Natação? Equitação? Yoga?

Sim... Qualquer desporto.

Uso o DIU, posso usar o copo menstrual?

O OrganiCup é na maioria dos casos compatível, mas esta avaliação deverá ser feita pelo médico ou ginecologista porque o DIU e copo não deverão tocar-se. Procura o teu médico antes de colocá-lo.

Posso ter relações sexuais com o copo?

O OrganiCup é colocado no canal vaginal, assim em situações de penetração vaginal deverá ser retirado.

Existe uma idade certa para usar o copo?

O OrganiCup é adequado para todas as idades e para todas as mulheres menstruadas.

Fui mãe recentemente, posso usar o copo?

Se já recuperaste do pós-parto não existe razão nenhuma para não usar. Mas valida com o teu médico.

Sou Vegan, o copo menstrual é testado em animais?

O OrganiCup não é testado em animais e não usa na sua composição qualquer ingrediente de origem animal. E é registado e aprovado pela The Vegan Society.
 

Porque devo mudar e experimentar o copo menstrual?

Porque já mais de 300.000 mulheres mudaram para o OrganiCup e não pretendem voltar para pensos e tampões. Porque é muito mais económico e confortável.. mais eficaz e mais higiénico.

E se não me adaptar?

Como utilizadora acho que é quase impossível uma mulher não preferir o OrganiCup a pensos ou tampões. Já sabemos que 9 em cada 10 mulheres que experimentam ficam muito satisfeitas! Mas mesmo que existam dificuldades iniciais, existe a página de Facebook e contacto telefónico direto junto do suporte a clientes para acompanhar e ajudar no primeiro período (sem rodeios, sem tabus).

Mulheres, miúdas, senhoras... façam um favor a vocês próprias e comprem um copo menstrual!

Betty,
BAZAR BAZAR, Happy Things Happy People

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Save

Save

Save



×